PREVISÃO DE ENCHENTES NA BAIXADA FLUMINENSE:
Estudo contratado pela INFOPER para o desenvolvimento de um Sistema de Alerta contra Enchentes na Baixada Fluminense para o Governo do Rio de Janeiro. O sistema está baseado na aplicação do modelo de transformação chuva-vazão do tipo hidrológico, composto por um algoritmo chuva-vazão calibrado com base nas estações hidrometeorológicas em operação nas bacias e complementado por equações de translação de volumes para as seções de interesse. O modelo foi ajustado às bacias consideradas segundo as diferentes características geomorfológicas e fisiográficas. A partir da previsão de chuvas fornecida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o modelo estima níveis de inundação por ocasião de ocorrência de eventos extremos.
A RHA realizou a elaboração de rotinas computacionais para cálculos hidrológicos necessários à atualização do Programa de Regionalização de Vazões em Pequenas Bacias Hidrográficas no Estado do Paraná, objeto do contrato entre o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC) e a Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR).
FERRAMENTAS DE SIMULAÇÃO DE COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA
Com o objetivo de fornecer aos usuários ferramentas para simular os valores da cobrança pelo uso da água na bacia do rio Paraíba do Sul, foram elaboradas Planilhas Off-line de Simulação do Valor Cobrado, considerando a metodologia vigente e a metodologia proposta. As planilhas apresentam layout intuitivo e mostram as fórmulas algébricas e numéricas que são aplicadas, atualizadas automaticamente a partir das informações introduzidas pelo usuário. Ainda, foi elaborado o Aplicativo Simulador da Cobrança, capaz de simular o potencial de arrecadação por meio da cobrança de acordo com os PPUs e cadastro de usuários outorgados, sendo uma ferramenta para auxiliar o CEIVAP na tomada de decisão quanto ao mecanismo de cobrança proposto.
OUTROS:
Aplicativos diversos desenvolvidos pela RHA para a consistência de dados hidrometeorológicos, análises estatísticas, preenchimento e extensão de séries (Excel VBA – Visual Basic for Applications); conversão de arquivos do formato binário do computador IBM COPEL, para o formato ASCII; desenvolvimento de programas computacionais, no ambiente de MATLAB, relativos às regras de comercialização da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), etc.