Aplicativos Computacionais para Suporte à Gestão dos Recursos Hídricos

PREVISÃO DE ENCHENTES NA BAIXADA FLUMINENSE:

Estudo contratado pela INFOPER para o desenvolvimento de um Sistema de Alerta contra Enchentes na Baixada Fluminense para o Governo do Rio de Janeiro. O sistema está baseado na aplicação do modelo de transformação chuva-vazão do tipo hidrológico, composto por um algoritmo chuva-vazão calibrado com base nas estações hidrometeorológicas em operação nas bacias e complementado por equações de translação de volumes para as seções de interesse. O modelo foi ajustado às bacias consideradas segundo as diferentes características geomorfológicas e fisiográficas. A partir da previsão de chuvas fornecida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o modelo estima níveis de inundação por ocasião de ocorrência de eventos extremos.

APLICATIVO GEORREFERENCIADO DOS USOS DA ÁGUA – AGUA:

A base de informações do projeto Estimativa de Demandas e Usos Consuntivos da Água para o País, executado pela RHA para a Agência Nacional de Águas (ANA) foi organizada sob uma base de dados georreferenciada, consolidada em uma ferramenta computacional denominada AGUA (Aplicativo Georreferenciado dos Usos da Água) que contabilizou cerca de 700 milhões de registros.

O AGUA foi construído sobre uma plataforma de banco de dados referenciais e programado para uso amigável, tendo como objetivo o cálculo das demandas hídricas setoriais, consumos e retornos, por finalidade e tipologia de uso consuntivo na escala municipal e, adicionalmente, contemplando seções pré-selecionadas de curso de água qualquer. O aplicativo foi desenvolvido na linguagem de programação Python tendo sido utilizadas extensões encapsuladas como o PyQt/PySide para a construção da interface de usuário, Psycopg2 para acesso ao banco PostgreSQL/ PostGIS, ArcPy para integração a partir do software ESRI ArcGIS, entre outras aplicações de dados georreferenciados.

REGIONALIZAÇÃO DE VAZÕES NO ESTADO DO PARANÁ:

Imagem: Layout do Aplicativo Georreferenciado dos Usos da Água (AGUA). Fonte: RHA Engenharia.

A RHA realizou a elaboração de rotinas computacionais para cálculos hidrológicos necessários à atualização do Programa de Regionalização de Vazões em Pequenas Bacias Hidrográficas no Estado do Paraná, objeto do contrato entre o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC) e a Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR).

OUTROS:

Aplicativos diversos desenvolvidos pela RHA para a consistência de dados hidrometeorológicos, análises estatísticas, preenchimento e extensão de séries (Excel VBA – Visual Basic for Applications); conversão de arquivos do formato binário do computador IBM COPEL, para o formato ASCII; desenvolvimento de programas computacionais, no ambiente de MATLAB, relativos às regras de comercialização da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), etc.