Estimativa de Demandas e Usos Consuntivos da Água

O estudo de Estimativa de Demandas e Usos Consuntivos de Água para o País foi contratado pela Agência Nacional de Águas (ANA), de modo a corroborar com o processo de gestão dos recursos hídricos no Brasil. O estudo contemplou a definição de métodos, a construção de base de dados e a produção, atualização, armazenamento e disponibilização de resultados das estimativas de demandas e usos consuntivos da água, ao longo do tempo, para todos os municípios do território nacional, tendo como produtos séries mensais de vazões dos diversos usos consuntivos de 1931 a 2014. Também foram analisados diferentes cenários de crescimento para as atividades econômicas relacionadas com os usos da água, até o horizonte de 2030.

Relacionado à estimativa de demandas hídricas está também a prestação de serviços de consultoria técnica para a execução e coordenação dos Estudos dos Usos Múltiplos da Água na Bacia Hidrográfica do Rio Negro – Amazonas no âmbito dos trabalhos realizados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), através de contrato com a empresa IGPLAN Inteligência Geográfica Ltda, na bacia do Rio Negro.

Imagem: Estimativa de demandas hídricas para o horizonte de 2030 – Irrigação (esquerda) e consumo animal (direita). Fonte: RHA Engenharia.