Qualificação de Dados Hidrológicos e Reconstituição de Vazões Naturais

O estudo Qualificação de Dados Hidrológicos e Reconstituição de Vazões Naturais do País abrangeu uma área de cerca de 8.500.000 km², tendo reconstituído as séries de vazões naturais médias mensais ao longo de todas as regiões hidrográficas brasileiras. O Projeto contemplou a análise, consistência e qualificação de dados hidrológicos de 230 estações fluviométricas principais, 404 estações fluviométricas de apoio e 2.416 estações pluviométricas e considerou as séries de dados operativos de 152 aproveitamentos hidrelétricos do Sistema Interligado Nacional (SIN), e cerca de 5.000 espelhos de água artificiais. O Projeto foi desenvolvido no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos – PROÁGUA Nacional, mediante recursos do Banco Mundial e constitui-se em um estudo voltado para o planejamento e a gestão dos recursos hídricos simultaneamente com a expansão e otimização da infraestrutura hídrica, de forma a garantir a oferta sustentável de água em quantidade e qualidade adequadas aos usos múltiplos.

O projeto Análise de Consistência de Dados Fluviométricos de Estações de Monitoramento da ANA em Operação contemplou o trabalho de análise de consistência abrangendo as séries históricas disponíveis de 1.409 estações fluviométricas, desde o início da sua observação até 31/12/2014, distribuídas nas doze regiões hidrográficas brasileiras. Os dados consolidados das estações foram preenchidos e receberam um grau de qualidade, indicativo da precisão, consistência e preenchimento de suas séries históricas. Recentemente, a RHA iniciou o estudo de Consistência de Dados de Estações Fluviométricas e Pluviométricas para o Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Ainda, a RHA realizou estudos de Consistência de Dados de Estações Associadas a Diversas Usinas Hidrelétricas da Companhia Paranaense de Energia (COPEL) – UHE Capivari-Cachoeira, UHE Foz do Areia, UHE Segredo, PCH Derivação do Rio Jordão, UHE Salto Caxias, PCH São Jorge, PCH Apucaraninha, PCH Rio dos Patos, PCH Mourão, PCH Chopim 1, PCH Marumbi, UHE Chaminé, UHE Guaricana, UHE Mauá, Complexo Energético Fundão-Santa Clara, PCH Cavernoso 11, bem como de outras estações não vinculadas. Também executou estudos similares para a TURVO Energia e CN Energia, nas PCH’s Marco Baldo e Carlos Gonzatto no Rio Turvo, Município de Braga, Rio Grande do Sul.

Imagem: Análise de Consistência de Dados Fluviométricos de Estações de Monitoramento da ANA em Operação – estações fluviométricas incluídas no Termo Aditivo. Fonte: RHA Engenharia.