Diagnóstico Socioambiental realizado pela RHA definirá área urbana consolidada da Bacia do Rio dos Queimados

fevereiro 9, 2018

A ocupação do município de Concórdia teve início ao longo do Rio dos Queimados e seus afluentes, na parte mais plana, no qual acabou se configurando o centro econômico e administrativo urbano. Concórdia chegou a um ponto de urbanização em que é necessário diagnosticar a ocupação das APPs, conforme definido pelo Código Florestal, que em seu artigo 65, trata da necessidade da regularização ambiental das APPs na área urbana consolidada.

Buscando dar subsídios para compatibilização da atual ocupação da cidade de Concórdia com a sustentação ambiental, o estudo realizado pela RHA Engenharia e Consultoria tem por objetivo a delimitação da área urbana consolidada do município de Concórdia – SC. A delimitação apoiou-se em referências bibliográficas e normativas, somadas à leitura cartográfica do espaço, complementada por levantamentos de campo e dados secundários que buscaram abranger aspectos qualitativos e quantitativos da ocupação da cidade.

A área de intervenção foi analisada quanto: (i) à situação da cobertura vegetal e das Áreas de Interesse Ecológico, (ii) às condições de ocupação das Áreas de Preservação Permanente-APP, (iii) aos riscos ambientais e vulnerabilidade social. Estas avaliações deram subsidio à proposição de medidas compensatórias (restauratórias, recuperatórias, mitigatórias e indenizatórias) a partir da ponderação de possíveis impactos promovidos pela ocupação de APPs, considerando o diagnóstico socioambiental da área em estudo.

As micro bacias da área urbana de Concórdia foram adotadas como unidades de análise. Entende-se que os impactos ambientais, especialmente as inundações e os deslizamentos, embora podendo ter efeitos pontuais, são resultantes de contextos mais amplos que relacionam a base físico-ambiental e a antropização. Os limites hidrográficos delimitam regiões onde se é possível avaliar a influência dos processos de impermeabilização e supressão da cobertura vegetal nos eventos de inundação e movimentação de terra.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *