Novo projeto: Estudos Hidrossedimentológicos da Usina Hidrelétrica de Jirau para a Energia Sustentável do Brasil

maio 21, 2019

A partir de maio de 2019, a RHA Recursos Hídricos e Ambientais Engenharia atuará no desenvolvimento de estudos hidrossedimentológicos da UHE Jirau, instalada no rio Madeira, no Estado de Rondônia. A RHA realizará a consistência de dados e a emissão periódica de relatórios entre os meses de maio de 2019 e abril de 2021, subsidiando o atendimento à Resolução Conjunta ANEEL/ANA nº 03/2010 e à Resolução ANA nº 269/2009.

Este projeto, contrato pela Energia Sustentável do Brasil, permite que o empreendimento opere em concordância com o Programa de Monitoramento Hidrossedimentológico (PMH), o qual foi inicialmente proposto no Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) das usinas hidrelétricas do rio Madeira e detalhado no Plano Básico Ambiental (PBA).

A Usina Hidrelétrica de Jirau tem uma capacidade instalada de 3750 MW, equivalente ao abastecimento de mais de dez milhões de residências, e encontra-se conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), possibilitando a distribuição de sua energia para todo o território nacional.


Imagem: UHE Jirau. Fonte: ECSA.